Somos múltiplas, assim como projetos e ações que realizamos. Navegue pelos itens abaixo para conhecer um pouco de nossa atuação:
O que fazemos
Bloco de Carnaval
Há 20 anos, o Bloco Afro Ilú Obá De Min abre o Carnaval de Rua da cidade de São Paulo com uma manifestação vibrante de cores, ritmos e tradições, refletindo a essência pulsante da cultura afro-brasileira. Desde 2004, dezenas de milhares de pessoas vão às ruas do centro histórico de São Paulo para acompanhar os cortejos do Ilú Obá na sexta-feira e no domingo de Carnaval.
Shows, Performances e Cortejos
As ações do Ilú Obá De Min se estendem por uma variedade de expressões artísticas: shows, performances e cortejos que envolvem a comunidade local em experiências imersivas e educativas e é possível nos contratar para realizá-las.
Ilú na Mesa
Ilú na Mesa é um evento realizado anualmente e conta com palestras e debates entre membras da organização e da sociedade em geral, a partir das reflexões e experiências da mulher negra trazidas por convidadas especiais, como ativistas, escritoras, coreógrafas e percussionistas. Confira abaixo a edição de 2023: "Família Preta Quer (Bem) Viver"!
Ações Educativas
Acreditamos na importância da educação antirracista. Por isso, realizamos projetos voltados ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que obriga o ensino da cultura e da história afro-brasileira e africana nas escolas, tais como o Pedagoginga, que levou as temáticas do Ilú Obá De Min para escolas públicas de São Paulo, e também a Tenda Afrolúdica. Para saber mais informações, entre em contato conosco.
Projetos Especiais
Entre nossos projetos especiais, estão a criação musical para trilha sonora de peças teatrais e filmes, bem como a realização de performances. Um dos destaques deste tipo de trabalho é a participação do Ilú Obá De Min junto com a cantora Liniker na segunda temporada da série '3%' da Netflix.
Entre outros projetos especiais, participamos da criação da trilha sonora e da música original do premiado filme 'Pitanga', de Beto Brandt e Camila Pitanga. Por essa criação, Rica Amabis e Beth Beli receberam indicação na categoria de trilha sonora original no 40º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Destacamos ainda a criação da trilha sonora ao vivo para o filme 'A paixão de Joana D'arc' (1928) na Cinemateca Brasileira (2016) e no SESC Santo Amaro (2023).